Contos de fadas: conceito e origem

imagem sobre curso Navega Contos de Fadas: Uma Jornada

(sob licença Adobe Stock)


Você gosta de contos de fadas? Sabe quando, como e por que eles surgiram? Qual o conceito de conto de fadas e seu papel na formação infantil? Essas perguntas sobre a forma literária que atravessou séculos e ainda cativa crianças e adultos serão respondidas na sequência. Leia e descubra!

Quando, como e por que surgiram os contos de fadas?

Uma das teorias mais aceitas sobre os contos de fadas é que eles foram desenvolvimentos das primeiras narrativas orais surgidas entre os seres humanos ainda no período pré-Histórico. 

Já na Idade Média, esses contos de característica fantástica seguiram sendo divulgados de pessoa para pessoa pelo relato oral, sempre com desfechos que traziam uma lição de moral. Isso porque os contos de fadas eram formas de passar valores e noções éticas entre membros de uma comunidade.

Com a Idade Moderna e o advento da imprensa (equipamento usado para imprimir livros a partir de tipos móveis), as histórias orais passaram a ser registradas por escrito e difundidas entre a parcela da população alfabetizada. 

Escritores como os irmãos Grimm, La Fontaine, Charles Perrault e Hans Christian Andersen tornaram-se famosos por reescrever essas fábulas a partir de uma perspectiva própria, dando seu toque de estilo a enredos já consagrados pelos contadores.

Foi assim que os contos de fadas atravessaram séculos, alternando características, reinventando enredos, mas sempre trazendo um aprendizado em suas narrativas. 

Conceito dos contos de fadas

A partir de sua história, temos pistas do conceito dos contos de fadas: são histórias com elementos fantasiosos e mágicos, transmitidas de pais para filhos, que trazem em seu enredo uma lição ética a ser aprendida. 

Importância dos contos de fadas na formação infantil

As crianças estão em constante aprendizado e desenvolvimento tanto físico quanto psíquico. Para estimular suas capacidades, brincadeiras e atividades lúdicas são indicadas, pois fazem com que a criança adquira habilidade motora e noções de comportamento de forma prazerosa.

Sendo assim, nada melhor que uma boa história para passar essas noções individuais e sociais a partir de um exemplo de fácil assimilação. Tendo um fundo moral inserido na trama repleta de elementos fantásticos, os contos de fadas são excelentes para educar ao mesmo tempo que despertam a imaginação e criatividade dos pequenos. Nem os adultos resistem!

Leia contos de fadas!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história, o conceito e a função pedagógica dos contos de fadas, aventure-se por esse mundo de fantasia e magia. 

Leia os clássicos, como os irmãos Grimm e Charles Perrault, e adaptações atuais, como os livros Era Uma Vez Andersen e Meninas Incríveis: Contos Maravilhosos de Transformação, ambos escritos pela mestra Navega Katia Canton.  

Quem sabe você descobre em si a vontade de escrever essas narrativas. Inspire-se nos mestres e desperte sua criatividade!